6 Bandas Argentinas Para Você Conhecer

Por The Rock Life  | 1 ano atrás

E para sair da nossa zona principal de repertório e gosto musical, vamos recomendar seis bandas vindas direto de nosso vizinho. Como o título do texto diz, temos alguns grupos argentinos para compartilhar e que merecem sua atenção. 

BABASÓNICOS

E comecemos com um grupo de Lanús, cidade provinciana de Buenos Aires, e que compõe o quadro da chamada Nova Onda de Rock Argentino, iniciada nos anos 1990. Babasónicos, que junta o nome de uma figura hinduísta com o desenho animado The Jetsons, mas em espanhol, está entre os preferidos do povo hermano.

Com Adrián Dárgelos nos vocais, Diego Rodríguez e Mariano Domínguez na guitarra, Diego Tuñon no teclado, e Diego Castellano na bateria, o grupo conseguiu seu objetivo na época de sua fundação – formar um som diferente da música argentina em sua época, dado que a banda apresenta uma versatilidade de gêneros ao longo de sua discografia. 

Dentre seus discos, Jessico, de 2001, e Infame, de 2003, são recomendadíssimos, trazendo seu som mais clássico – uma mistura de pop music com classic rock. 

E se estes trabalhos forem de seu agrado, Mucho, de 2008, e Trincheira, de 2022, certamente irão lhe agradar também, porém, aqui a sonoridade está marcada por um som mais atual.

LOS BRUJOS

Ao lado de Babasónicos, o grupo de Turdera, Buenos Aires, também faz parte da Nova Onda de Rock Argentino. Em 1991, Gabriel Guerrisi e Fabio Pastrello (guitarra), Quique Ilid (bateria), e Alejandro Alaci (vocal) lançaram o disco Fin de Semana Salvaje, que apresenta canções com pegadas beatcore e alternative rock. Kanishka e Canción Del Cronopio são definitivamente as duas melhores faixas deste trabalho. Outra característica chamativa do grupo é seu aspecto teatral, referindo-se a estética e maneira de performar. 

Além deste, San Cipriano, de 1993, mantém a qualidade de seu som com canções como La Bomba, que carregam uma atmosfera dançante e psicodélica ao mesmo tempo.

E para encerrar as recomendações, temos o disco Guerra De Nervios, de 1995. A canção Aguaviva, possivelmente uma de suas melhores, comprova a habilidade do grupo em manter uma excelência sonora dentro de sua vertente musical. 

Em 2015, Los Brujos lançaram o disco Pong!, que reúne uma série de gravações e demos deixadas de lado no final dos anos 1990 e que de certa forma celebra o reencontro do grupo depois de sua separação em 1998. 

PELIGROSOS GORRIONES

E ainda falando da Nova Onda de Rock Argentino, a banda formada em 1991 na cidade de La Plata merece um lugar nesta lista. Já utilizando de uma técnica de mistura com indie rock, alternative rock, e até pop rock, o grupo é formado por Francisco Bochatón, Martín Karakachoff, Rodrígo Velázquez, e Guillermo Coda. 

Apesar de uma discografia de certa forma inconsistente, coisa que pode ser explicada pela separação temporária e inesperada do grupo, Peligrosos Gorriones, ou, em português, Pardais Perigosos, lançou bons trabalhos, a começar pelo seu disco de estreia auto-intitulado, de 1993. Canções como El Bicho Reactor, Siempre Acampa, e Un Ardiente Beso, justificam a presença da banda nesta lista.

Fuga, de 1995, e Antiflash, de 1997, também valem uma conferida, apesar de que o álbum anterior é definitivamente uma joia para a música argentina.   

TAN BIÓNICA

Vindos da própria capital argentina, o grupo Tan Biónica conquistou um espaço enorme na cena musical de seu país, tendo recebido diversos prêmios no setor, ficando nas paradas argentinas por um tempo impressionante, e ainda contribuído para a trilha sonora de novelas locais. 

Usando uma proposta misturando rock e pop music, o grupo se destacou por abordar esta mistura agora mencionada em uma pegada eletrônica, entregando a seu público canções sacolejantes e simplesmente divertidas. Tudo isso enquanto a banda se mantinha em sua formação original, que consiste nos irmãos Bambi Moreno e Chano Moreno Charpentier, Diego Lichtestein, e Sebastían Seoane, sendo este dois últimos já ex-integrantes. 

Em sua discografia, recomenda-se Canciónes del Huracán, de 2009, e Destinologia, de 2013. Boas escolhas para uma festinha com os amigos.

AIRBAG

Formada pelos irmãos Patricio, Guido e Gastón Sardelli em Buenos Aires, a banda Airbag sempre esteve nos corações do público argentino, com suas canções de temática romântica e revolucionária em sua maioria, todas expressadas por uma sonoridade de rock clássica e marcadas por uma composição simples. 

Tudo isso faz sentido já que o grupo começou a carreira apostando em covers de outros grupos do gênero, como The Beatles e Chuck Berry, e, em 2003, assinaram contrato com a Warner Music para o lançamento de seu primeiro disco (Airbag, de 2004).

De uma discografia relativamente curta, recomenda-se três discos. Voragine, de 2006, Libertad, de 2013, e Al Parecer Todo Ha Sido Una Trampa, de 2021. As canções Por Mil Noches, Cae Al Sol, Vivamos El Momento, e Pensamientos estão dentre seus maiores sucessos comerciais. 

E em dezembro de 2023, o grupo conquistou seu país natal com o lançamento de seu último single, a romântica Nunca Lo Olvides, capaz de mexer conosco profundamente.

EL OTRO YO

Para finalizar, El Otro Yo foi formado em Temperley, outra província de Buenos Aires, e é totalmente influenciado por grupos americanos e ingleses, marcados nos anos 80 e 90, como The Smiths, Pixies, e Sonic Youth.

Em sua formação atual, temos María Fernanda Albana (vocal, baixo, e teclado), Gabriel Guerrisi (guitarra principal), Ezequiel Araujo (teclados e sintetizadores), e Joan Sprei (bateria). O grupo que era antes liderado por Cristían Aldana teve seus interiores abalados após a saída deste em 2016, tudo devido a um escândalo em sua vida pessoal, vindo de uma denúncia de abuso sexual cometido pelo artista.     

Sua discografia é consideravelmente longa e dentre os trabalhos mais recomendáveis estão Abrecaminos, de 1999, Colmena, de 2002, e Fuera Del Tiempo, de 2007. Dentro destes discos, temos canções como No Me Importa Morir, Alegria, e Locomotora, que exemplificam a forte influência das bandas americanas e inglesas citadas antes, e que foram tomadas como inspiração por El Otro Yo. Influência marcada não apenas sonoricamente, mas evidentemente também estilística, visto os figurinos que o grupo gosta de usar.

Estão aí seis bandas argentinas que você precisa conhecer para ampliar seus horizontes musicais, figurativamente e literalmente dizendo.


Compartilhe

*Este conteúdo é de direito e responsabilidade exclusiva da fonte original (©The Rock Life). O Rock Notícias é um agregador de conteúdo dos principais portais de Rock e NÃO É responsável pelo conteúdo aqui publicado.