75% dos músicos perdem dinheiro promovendo suas músicas, diz pesquisa

Por A Rádio Rock - 89,1 FM  | 2 anos atrás   Comentar

Redação 89terça-feira, 2 de maio de 2023

Imagem: freestocks.org

Uma nova pesquisa revelada nesta terça-feira (02) pela Pirate.Com apontou que 75% dos músicos estão tendo prejuízo ao lançar seus trabalhos. Num levantamento com mais de 1000 músicos dos estúdios de gravação do Reino Unido e dos EUA, verificou-se que três quartos dos entrevistados estavam sem dinheiro devido a gastar muito para promover seus lançamentos.

Devido à perda, o estudo relata que mais da metade tomou a decisão de limitar suas publicações nas redes sociais para lidar com a situação. Os dados dizem ainda que 91% dos entrevistados promovem sua música de forma independente, com 75% gastando mais dinheiro do que ganham com fluxos de receita musical.

Há também informações relevantes sobre a produção de vídeos para promover as novas canções: 56% dos artistas disseram que criariam visualizers para promover seu próximo lançamento, enquanto 76% planejam fazer videoclipes.

Dan Davis, coordenador da Pirate.Com sugere que a popularidade dos vídeos entre os músicos pode ser atribuída à simples oferta e demanda. As plataformas e o público têm um apetite aparentemente insaciável por visuais curtos na era das redes sociais, e os artistas que não promovem suas músicas nessas redes perdem grandes oportunidades”.

Ele acrescenta: “Fazer música na era das redes sociais significa se mostrar constantemente a apostar em novas tendências promocionais. No entanto, fazer conteúdo raramente é gratuito e novas fontes de receita para artistas não estão surgindo na mesma taxa que as novas tendências”.

De acordo com o estudo da Pirate.Com, o Instagram é a redes social preferida dos músicos, com 88% da preferência, seguido do YouTube com 69%, Facebook com 58% e TikTok 42%.


Compartilhe

*Este conteúdo é de direito e responsabilidade exclusiva da fonte original (©A Rádio Rock - 89,1 FM). O Rock Notícias é um agregador de conteúdo dos principais portais de Rock e NÃO É responsável pelo conteúdo aqui publicado.