Além Das Guitarras e Cantos Guturais: A Genialidade Artística de Edward J. Repka

Por The Rock Life  | 1 ano atrás

felipetusco

Nem todos os nomes do universo heavy metal estão ligados à música em si, certo? Quando apresentados a um novo grupo ou até mesmo a um novo disco, uma das primeiras coisas a nos tocar é a arte das capas. Edward J. Repka, artista norte-americano, é o maior nome nesse sentido, e quando escrevo maior, me refiro ao impacto de seu trabalho criativo na indústria e sua a popularidade no meio. Um nome que definitivamente merece um texto em sua homenagem. 

Com desenhos que satirizam a mensagem contida nas letras das canções e abusando de uma tonalidade multicolorida, o trabalho de Repka ficou mais famoso por bandas de thrash metal, especialmente pelos grupos americanos surgidos nos anos 80 e 90. 

GRANDES TRABALHOS

Edward J. Repka manteve uma relação próxima a certos grupos de metal ao longo de sua carreira. Nuclear Assault, Toxik, Sanctuary, Defiance, Massacre, Municipal Waste, 3 Inches of Blood, Solstice, e Misfits são apenas alguns deles. 

O artista foi responsável pelo design de Rust In Peace, clássico do heavy metal, lançado em 1990 pelo Megadeth, e pelas capas dos três primeiros discos da banda Death; Scream Bloody Gore, Leprosy, e Spiritual Healing, liderada por Chuck Schuldiner, enquanto ativa. 

E ainda sobre Megadeth, o nascimento de seu mascote Vic Rattlehead deu-se, é claro, pelos esforços criativos de Repka também. E por essas e outras, o artista sempre se manteve no rastro de gravadoras importantes, como Atlantic, Capitol, Earache, Metal Blade, e Roadrunner, para dar imagem e vida a discos de metal. Importante lembrar que o famoso Eddie, da banda Iron Maiden, também é filho da genialidade artística de Edward. (Será que daí vem o nome da grande caveira?)

DEPOIMENTOS

De um ponto de vista mais pessoal, Edward Repka já explicou um pouco da história de sua carreira, contando como chegou onde está, quais são suas maiores influências, além de outros pontos que tocam o processo criativo. Tais informações foram concedidas em uma entrevista para a webzine francesa Thrashcore, em 2008 – link para a fonte está no final do texto.

Após sua formatura no Ensino Médio, Edward entrou na Escola de Design em Parsons, onde, através da indicação de um amigo, foi chamado pela gravadora Relativity, de Nova York, para trabalhar na arte de Here Lies Venom um set box lançado em 1985 pelo trio de black metal Venom. 

A partir disso, seu destino estaria lançado, tendo como seu segundo trabalho a capa de Rust In Peace, mencionado anteriormente. E mais ou menos assim, Edward J. Repka fez seu nome na cena musical.

De suas influências brevemente citadas, e que também constam na entrevista de Thrashcore, estão Steve Ditko, Wally Wood, Jack Kirby, e John Romitta.

Ainda nesta entrevista, a Thrashcore perguntou ao artista se a escolha de seu trabalho está relacionada ao seu gosto pessoal, ou seja, se Repka genuinamente gosta de ouvir tais estilos com os quais trabalha, e sua resposta foi levemente surpreendente. Repka afirma que as bandas com as quais decide contribuir com sua arte são escolhidas por motivos de ideais compatíveis, isto é, se o conceito da arte ‘’bate’’ com aquilo que ele acredita, então temos um negócio feito, e evidentemente as relações de amizades são mantidas a parte para não afetarem o profissionalismo. Em suas próprias palavras, ”o que me atrai nesta área é a imagética, a atitude, e a liberdade para pintar imagens malucas.”

OUTRAS INFORMAÇÕES

Em 2002, tornou-se Diretor de Arte da NECA, New Exhibitions of Contemporary Art (Novas Exibições de Arte Contemporânea), o que solidificou sua importância e comprovou o reconhecimento do artista gráfico pela indústria. A empresa trata de temas de terror em sua maioria. 

Ed Repka foi responsável pela criação da figura de Hellraiser, personagem principal da franquia de terror de mesmo nome, que iniciou em 1987.

Por fim, o artista já compartilhou que vem fazendo uso de tecnologia de maior ponta, como programas de computador, para dar luz às suas artes desde sempre – Zero To Black, da banda Napalm, é o resultado desta primeira investida – e que um tempo de aproximadamente quatro semanas é o necessário para ter apenas uma arte concluída.

LINK PARA A ENTREVISTA NA THRASHCORE

https://www.thrashocore.com/interviews/interview/195-ed-repka-le-grand-ancien-de-l-illustration-metal-2008-interview.html?vo=1: Além Das Guitarras e Cantos Guturais: A Genialidade Artística de Edward J. Repka


Compartilhe

*Este conteúdo é de direito e responsabilidade exclusiva da fonte original (©The Rock Life). O Rock Notícias é um agregador de conteúdo dos principais portais de Rock e NÃO É responsável pelo conteúdo aqui publicado.