Paul McCartney alerta: “não deixem a inteligência artificial roubar os artistas”

Por A Rádio Rock - 89,1 FM  | 8 meses atrás

Redação 89sábado, 25 de janeiro de 2025

Foto: Anderson Carvalho

Paul McCartney expressou forte oposição às mudanças propostas na lei de direitos autorais do Reino Unido, que, segundo ele, podem abrir espaço para que a inteligência artificial “roube os artistas” e provoque uma “perda de criatividade”.

As mudanças sugeridas permitiriam que desenvolvedores de IA utilizassem conteúdos criados por artistas para mineração de dados ou texto, com a promessa de uma “reserva de direitos” que possibilitaria optar por não participar. No entanto, críticos argumentam que seria inviável para criadores monitorarem o uso de suas obras por diversas plataformas e serviços de IA na internet.

Em entrevista à BBC, McCartney destacou o impacto negativo que isso pode causar na indústria criativa: “Quando éramos crianças em Liverpool, encontramos um emprego que amávamos, mas que também pagava as contas. Agora, você tem jovens escrevendo músicas lindas, e elas podem ser simplesmente roubadas. O dinheiro está indo para algum lugar… então, por que não deveria ir para o cara que escreveu Yesterday?”

O ex-Beatle pediu ao governo britânico que reavalie a proposta, enfatizando o papel do estado em proteger os artistas. “Nós somos o povo, vocês são o governo! Vocês deveriam nos proteger. Esse é o seu trabalho”, disse Paul, ressaltando a necessidade de discutir a relação entre a criatividade humana e o avanço das tecnologias.


Compartilhe

*Este conteúdo é de direito e responsabilidade exclusiva da fonte original (©A Rádio Rock - 89,1 FM). O Rock Notícias é um agregador de conteúdo dos principais portais de Rock e NÃO É responsável pelo conteúdo aqui publicado.