Lucas Santos
Apresentando uma gama mais ampla de andamentos e texturas musicais, incorporando elementos do doom e sludge metal ao lado do seu som característico. Essas diversificações adcionam um novo nível de profundidade e complexidade à carreira do Knocked Loose, fazendo com que as seções pesadas sejam ainda mais pesadas quando contrastadas com passagens mais lentas e atmosféricas.
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Gravadora: Pure Noise RecordsData de lançamento: 10/05/2024
Gênero: HardcorePaís: Estados Unidos
A minha história com o Knocked Loose ligada ao blog começou no longínquo 2019, quando escrevi pela primeira vez sobre o lançamento do seu marcante álbum A Different Shade Of Blue. Naquela época, o grupo do Kentucky buscava se solidificar no mundo do hardcore após o estrondoso sucesso, alavancado pelo TikTok, de sua faixa Counting Worms do álbum Laugh Tracks (2016). Com sucesso, A Different Shade Of Blue foi uma forma de mostrar que eles não eram apenas um trend descartável mas sim uma banda com enorme potencial dentro do hardcore, com muita ambição e diversos planos para o futuro.
Acompanhar a evolução da banda de perto tem sido muito prazeroso. Desde 2019 estive em alguns shows da banda que foram de casas de show pequenas com capacidade para 200 pessoas e sem barreiras, passando por não conseguir entrar em uma apresentação em 2022 por lotação máxima da casa, até shows em um lugar com capacidade para 4 mil pessoas, com barreira e lotação máxima. Definitivamente têm sido somente ladeira acima para eles desde que comecei a acompanhar a banda de perto.
You Won’t Go Before You’re Supposed To, terceiro full lenght, apresenta uma evolução significativa na dinâmica da banda, marcando um afastamento de seu trabalho anterior, mantendo a intensidade crua que os fãs amam. O álbum vai além com sua intrincada mistura de influências de hardcore, metalcore e punk, criando uma paisagem sonora mais matizada e texturizada, expandindo sem medos os limites sonoros. Apresentando uma gama mais ampla de andamentos e texturas musicais, incorporando elementos do doom e sludge metal ao lado do seu som característico. Essas diversificações adcionam um novo nível de profundidade e complexidade à carreira do Knocked Loose, fazendo com que as seções pesadas sejam ainda mais pesadas quando contrastadas com passagens mais lentas e atmosféricas.
Algum dos meus pontos favoritos do disco são o aumento notável na proficiência técnica em toda a banda. Do trabalho de guitarra, em particular, que é mais complexo, com riffs e solos que mostram uma musicalidade mais madura e trabalhada (não que isso seja bom sempre, mas torna a experiência mais elevada e agradável), a versatilidade e performance vocal de Bryan Garris – E aqui eu deixo registrado que entendo perfeitamente quem se incomoda com a sua voz. Ele é o perfeito exemplo de “ame e/ou odeie” – demonstrando uma gama mais ampla de gritos, rosnados e até vocais mais limpos, aumentando o impacto emocional das letras, que continuam a explorar temas de desespero, raiva e angústia existencial.
Outro ponto de destaque é o sentimento de jornada que o álbum traz. Incorporando mais elementos atmosféricos, usando feedback, reverberação e ruído ambiente para criar tensão e criar uma atmosfera de mau presságio, contribuindo para a narrativa geral, fazendo com que pareça uma jornada coesa, em vez de uma coleção de músicas individuais. Faixas como a de abertura Thirst e Moss Covers All são exemplos categóricos de como se criar interlúdios que se fundem no andamento da história. Isso são resquícios do formato ultilizado no seu último trabalho de estúdio, o espetacular EP A Tear In The Fabric Of Life (2021).
A qualidade da produção do You Won’t Go Before You’re Supposed To é a melhor da carreira do Knocked Loose. Equilibrando a agressividade crua de seu som com clareza e precisão. Isto permite que as complexidades da instrumentação e a intensidade dos vocais brilhem, criando uma experiência auditiva poderosa e envolvente. As duas faixas de destaque, além de Blinding Faith (vídeo do react acima) são as que contém as colaborações de POPPY em Suffocate e de Chris Montionless em Slaughterhouse 2, duas das melhores faixas da banda até o momento.
No geral, You Won’t Go Before You’re Supposed To é um álbum ousado e dinâmico que mostra o crescimento do Knocked Loose como músicos e compositores. É uma prova de sua capacidade de evoluir e ultrapassar os limites de seu gênero, mantendo-se fiel ao seu som principal. Um marco para a banda e para o hardcore que vem gradativamente ganhando mais peso e mais notoriedade, muito em função da banda que estou escrevendo sobre, em cenários fora do underground e atingindo novos ares e novos públicos. Pesado e perfeito.
Nota final: 10/10