Por Guto de Leão*
Quem já foi num show do Toy Dolls, sabe que é um espetáculo imperdível, algo que transcende o punkrock. Para mim é impensável imaginar que eles foram ignorados pelo mainstream durante quase toda a carreira. Entretanto, seu fiel público sempre se faz presente e o carismático trio inglês, que desembarcou em Curitiba pela quarta vez em seus 44 anos de carreira, não decepcionou.
Nos anos 90, quando o Toy Dolls se apresentou pela primeira vez na capital paranaense, poucos sabiam o que esperar da banda. Ninguém tinha acesso ao set list do show da noite anterior, poucos haviam visto vídeos da banda e quase ninguém tinha tido a oportunidade de tê-los visto anteriormente ao vivo. Tudo era uma surpresa.
Pois em 2023 é o contrário. Quase todos os presentes já haviam visto a banda em outras oportunidades e aguardavam ansiosos para ver o trio entrar uniformizado e executar maestria e virtuosidade única os incontáveis hits da banda. E a maioria sabia que o show teria atrações que vão além da música e transformam as apresentações do Toy Dolls em um espetáculo artístico de primeiro nível.
Toy Dolls em Curitiba – Foto Fernando Neves da SilvaPosso afirmar com convicção que ninguém saiu desapontado com o trio liderado por Olga.
Eram pouco mais de 22h30 quando Michael “Olga” Algar, Tommy Goober e Mr. Duncan entraram uniformizados no palco e começaram a sequência de hits. Ninguém parou um segundo e foi assim até o final do show.
Os ingredientes que todos esperavam estavam lá: teve troca de figurino, a festa com as garrafas em Lambrusco Kid, Olga vestido de garçom presenteando a plateia com alguns óculos que são uma das marcas registradas da banda. Teve também Olga e Goober girando de forma divertida, sincronizada e única a guitarra e o baixo em Wipe Out, pouco depois Olga tocou com sua guitarra com três braços e teve muita participação do público em todas as canções, especialmente com o coro ensurdecedor seguido pelo refrão mais que dançante de Nellie The Elephant.
Aliás, falando em música, praticamente apenas hits estavam no set list. E ver o Toy Dolls os executando é uma aula de música tamanha a maestria e virtuosidade de Olga, que é um espetáculo a parte tanto nos vocais quando manejando de forma única sua guitarra.
Toy Dolls em Curitiba – Foto Fernando Neves da SilvaMas o Toy Dolls não é apenas Olga. Grande parte da alegria do show se dá pelo astral, pela empolgação genuína e pela interação teatral e sincronizada dos três músicos. Goober e Mr. Duncan cantam em coro boa parte dos refrões, mostrando o entrosamento de uma banda que está há quase duas décadas com a mesma formação,
A abertura ficou por conta do Skamoondongos, que com seu o competente show agradou a todos os presentes.
Alguns pontos negativos merecem atenção. As filas para entrar estavam longas e a lentidão dos colaboradores da casa colaborou bastante. Dentro da casa, o sistema de bebidas foi ineficaz. A reclamação era geral. É inconcebível que em meados do século XXI os sistemas de venda inibam as vendas. Seria melhor utilizar as velhas e eficientes fichas.
Mesmo assim, pouco depois do final do show, já havia acabado o chope. Aliás, aqui em Curitiba isto é uma constante quando ocorrem shows de punkrock em casas que não estão habituadas a receber este tipo de público.
Toy Dolls em Curitiba – Foto Manoel MartinsTambém merece atenção a atuação dos seguranças, que embora civilizados, estavam completamente perdidos com a empolgação que um show de punk proporciona.
Ainda relacionado ao staff do show, o roadie do Olga justificou a fama de beberrões dos ingleses. A cada troca de equipamento ou afinação de guitarra o senhor que executava o serviço virava um latão de uma cerveja holandesa, abria outra na sequência e continuava seu trabalho como se estivesse matando sua sede com água. Nada mais justo se levarmos em conta o calor do ambiente!
Enfim, uma noite perfeita com a banda mais divertida do mundo.
Caso o Toy Dolls retorne, não hesite. Compre o ingresso e garanta seus momentos de felicidade!
Ficha técnica:Show: Toy Dolls Abertura: Skamoondongos Local: Bar CWB Hall / Curitiba Data: 15 de setembro de 2023
*************
*Guto de Leão é jornalista, advogado, vocalista e guitarrista da banda OS ILDEFONSOS, de Curitiba.