Trem Expresso da ViaMobilidade registra aumento de 54% no Lollapalooza Brasil 2025 e evita emissão de 90 toneladas de CO₂

Por A Rádio Rock - 89,1 FM  | 5 meses atrás

Fernanda Soldateliquarta-feira, 16 de abril de 2025

imagem divulgação

Mais de 168 mil passageiros usaram a Linha 9-Esmeralda nos dias de festival; transporte ferroviário se consolida como alternativa eficiente e sustentável

O Lollapalooza Brasil 2025 não atraiu apenas grandes nomes da música ao Autódromo de Interlagos, mas também bateu recordes de mobilidade urbana. De acordo com dados divulgados pela ViaMobilidade, mais de 168 mil passageiros utilizaram a Linha 9-Esmeralda durante os dias 28, 29 e 30 de março, para acessar o festival. O destaque ficou para o Serviço Expresso, que transportou 9.540 pessoas — um aumento de 54,3% em relação à edição anterior.

O levantamento revela que cerca de 60% do público total do evento, que reuniu 240 mil pessoas, chegou ao local por meio dos trens da ViaMobilidade. A adesão maciça reforça o papel do transporte ferroviário como peça-chave na logística de grandes eventos em São Paulo.

Impacto ambiental reduzido

Além da eficiência logística, o uso do trem Expresso também trouxe importantes ganhos ambientais. A estimativa inicial apontava para a emissão de 121 toneladas de CO₂ com o transporte do público do festival, considerando o uso de carros, ônibus e vans.

Com a adesão ao modal ferroviário, que não emite poluentes, cerca de 90 toneladas de CO₂ deixaram de ser lançadas na atmosfera, representando uma redução de 74% nas emissões. O Expresso da ViaMobilidade foi o único modal a registrar emissão zero de CO₂e por passageiro.km, tornando-se a alternativa mais sustentável entre as opções disponíveis.

Mobilidade para o futuro

Os dados refletem uma tendência crescente na cidade de São Paulo: a valorização de meios de transporte mais sustentáveis, especialmente em eventos de grande porte. Para a ViaMobilidade, os números não apenas consolidam o serviço como referência de eficiência e respeito ao meio ambiente, mas também apontam para a importância de expandir alternativas sustentáveis de mobilidade urbana.


Compartilhe

*Este conteúdo é de direito e responsabilidade exclusiva da fonte original (©A Rádio Rock - 89,1 FM). O Rock Notícias é um agregador de conteúdo dos principais portais de Rock e NÃO É responsável pelo conteúdo aqui publicado.