Redação 89quarta-feira, 7 de maio de 2025
Foto: Otávio Sousa
A banda Undo — formada por André Frateschi (voz), Rafael Mimi e Johnny Monster (guitarras), Dudinha (baixo) e Rafael Garga (bateria) — chega com força total no cenário do rock nacional com seu novo single “Porcos Não Olham pro Céu”, um petardo sonoro que dispara contra os delírios autoritários e as distopias modernas.
Com riffs cortantes, levadas intensas e letras afiadas, a faixa é um retrato sombrio do nosso tempo, mas também um grito de resistência. Com versos como “Fomos pegos de assalto / Acordados com tapas na cara”, a banda acerta em cheio ao canalizar indignação e poesia numa sonoridade que remete a nomes como IDLES, Gang of Four e Fontaines D.C., mas com alma 100% brasileira.
A produção é assinada por Dudinha Lima, que já trabalhou com feras como Criolo e Gal Costa, e a masterização leva o peso de Brendan Duffey, dono de cinco Grammys com nomes como Kendrick Lamar e Bruce Dickinson.
“Porcos Não Olham pro Céu” é o terceiro lançamento da Undo, projeto que une nomes experientes do rock nacional. Com Frateschi — atual vocalista da Legião Urbana — nas letras, e os ex-NX Zero Rafael Mimi e Rafael Garga completando o time, a banda vem ganhando destaque com seu som visceral, letras potentes e atitude sonora.
Com um pé fincado no pós-punk e outro no agora, a Undo é mais do que uma banda: é um recomeço. Um soco na apatia. Uma trilha sonora pra quem ainda acredita que é possível reverter o caos.