Redação 89quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
imagem divulgação
A Unknown Mortal Orchestra, banda neozelandesa de rock psicodélico, anunciou nesta quinta-feira (02) o lançamento do já anunciado álbum duplo V, previsto para 17 de março via Jagjaguwar.
Concebido no EUA, em Palm Springs, Califórnia, entre as rodovias secas e a exuberante costa de Hilo, Havaí, V é liderado pelo músico havaiano-neozelandês Ruban Nielson e se baseia nas ricas tradições da Costa Oeste, clássicos, pop, havaiano e música haole.
Hoje, o UMO também compartilha o single “Layla”, junto com um vídeo cinematográfico, dirigido por Vira-Lata, que serve como parte de uma série que documenta as aventuras de duas jovens. Em outubro de 2022, o grupo cedeu um primeiro gostinho de V — “I Killed Captain Cook” — com um vídeo apresentando a mãe de Nielson, Deedee Aipolani Nielson, Miss Aloha Hula 1973.
Com V, o primeiro álbum duplo da UMO, Nielson ressignifica e enriquece o caminho que o levou até este momento. Durante os primeiros dias da pandemia, o irmão de Nielson, Kody, voou da Nova Zelândia para Palm Springs para ajudá-lo com suas gravações. Um de seus tios havaianos começou a apresentar problemas de saúde, e Nielson percebeu que estava enfrentando uma sensação de mortalidade mais nítida e aguda. Para estar com ele, deixou de lado as gravações e ajudou a mãe e outro irmão dela a se mudarem da Nova Zelândia e de Portland, respectivamente, para o Havaí. Ele se reuniu com seu irmão no casamento de seu primo no Havaí e juntos eles viajaram de volta para Palm Springs, onde as quatorze músicas, instrumentais cinematográficos e sons pop em V foram reunidos com a ajuda de seu pai, Chris Nielson ( saxofone/flauta) e Jake Portrait, membro de longa data da UMO.
V evoca céus azuis, bares à beira-mar, piscinas de hotel e a escuridão que se esconde sob superfícies perfeitas e imaculadas. As ruas repletas de palmeiras da cidade turística do deserto lembraram Ruban de uma infância passada brincando nas piscinas de hotéis com seus irmãos, enquanto seus pais se apresentavam em shows no Pacífico e no leste da Ásia, e ele percebeu o hedonismo glamoroso que havia internalizado desde então, a infância e o lado sombrio do estilo de vida de seus pais artistas.
“No Havaí, tudo mudou para mim e minha música”, disse Nielson. “De repente, estava gastando mais tempo tentando descobrir o que os outros precisam e qual é o meu papel dentro da minha família. Também aprendi que as coisas que eu pensava serem verdadeiras sobre mim são maiores do que eu pensava. Minha maneira de fazer travessuras – não sou só eu – é todo o meu lado polinésio. Achei que estava me afastando da música para focar na família, mas os dois acabaram se conectando.”
Em outubro passado, a Unknown Mortal Orchestra anunciou sua primeira turnê em 4 anos com um giro norte-americano e outro britânico a partir de março, logo após o lançamento de V.
Confira abaixo o clipe de “Layla” e a as informações completas do álbum:
Unknown Mortal Orchestra Tracklist de V: 1. The Garden 2. Guilty Pleasures 3. Meshuggah 4. The Widow 5. In The Rear View 6. That Life 7. Layla 8. Shin Ramyun 9. Weekend Run 10. The Beach 11. Nadja 12. Keaukaha 13. I Killed Captain Cook 14. Drag
Lançamento em 17 de março via Jagjaguwar.
Arte de capa